Overclin Odontologia

Odontologia que te faz sorrir!

Ortodontia

Procura dentista em Santo André para realizar um tratamento de ortodontia? Aqui na Overclin, você terá as melhores opções, com profissionais especializados que irão lhe ajudar a conquistar o sorriso tão desejado.

O que significa Ortodontia?

     A Ortodontia é um segmento especializado da odontologia que cresceu muito nos últimos anos, através do desenvolvimento de técnicas e aparelhos ortodônticos de última geração, que ajudam o paciente no tratamento de correção de má oclusão, tanto para adultos, quanto para crianças. Esta rápida evolução da ortodontia permitiu a criação e desenvolvimento de diversos tipos de aparelhos ortodônticos, com características específicas para cada tipo de tratamento e necessidade.

O que é um Aparelho Ortodôntico (Aparelho Dentário)

     O Aparelho Ortodôntico é um dispositivo, fixo ou removível aos dentes, que aplica força nos dentes e em suas estruturas de suporte, para produzir mudanças em sua relação e controlar seu crescimento e desenvolvimento. É utilizado na terapia ortodôntica com o objetivo de melhorar o posicionamento ou alinhamento dos dentes, como: melhor alinhamento dentro da arcada dentária ou com a dentição oposta; também é utilizado no tratamento de fraturas ou lesões da maxila, para estabilizar ou imobilizar os dentes e maxilares.

Quais os tipos de Aparelhos Ortodônticos (Aparelhos Dentários)

Aparelho Ortodôntico Auto Ligado

     Os Aparelhos Ortodônticos auto-ligados tem características específicas, como a baixa fricção entre os arcos ortodônticos e braquetes durante o tratamento, com isso, reduz a resistência inicial da movimentação facilitando o deslocamento dentário.

     Com a rápida evolução dos aparelhos ortodônticos, a utilização de elásticos, popularmente conhecidos como borrachinha, caíram em desuso. O novos aparelhos ortodônticos fixos são compostos por braquetes que possuem uma presilha metálica, que tem como objetivo principal, prender o fio ortodôntico metálico na canaleta do braquete.

Para qual tratamento o Ortodôntico Auto Ligado é Indicado?

O aparelho Ortodôntico Auto Ligado é indicado principalmente em casos e má oclusão dentária. Por favorecerem uma movimentação rápida, proporcionam um melhor desempenho dos que os convencionais nas fases de alinhamento e nivelamento. O Aparelho Ortodôntico Auto Ligado é indicado em diversos tipos de tratamentos, como: Mordidas Cruzadas, Dentes Desalinhados, Dentes “Encavalados”, entre outros…

Benefícios do Aparelho Ortodôntico Auto Ligado

  • São necessários menor frequência de consultas para fazer ajustes e manutenção do aparelho;
  • Maior conforto devido aos suportes de baixo perfil e sem laços;
  • Movimentação dentária eficiente para menor tempo de tratamento;
  • Desenho e criação de arcos de alta tecnologia;
  • Maior facilidade na higienização dos dentes.

Aparelho Ortodôntico Transparente

     O Aparelho Ortodôntico Transparente é um aparelho ortodôntico removível, feito de material plástico transparente (acetato), de diferentes espessuras, que se adapta com precisão à superfície de todo o dente.

     Primeiramente, o ortodontista digitaliza com scanners a boca do paciente, obtendo-se uma imagem tridimensional (3D) completa da arcada dentária. Depois, o ortodontista faz um plano de tratamento baseado nos resultados do modelo virtual que simula o alinhamento dos dentes e a posição no final do tratamento.

     Com base no alinhamento previsto dos dentes do paciente, os alinhadores são fabricados e são substituídos pelo paciente segundo orientação do ortodontista.

     Atualmente os Aparelhos Ortodônticos Transparentes também podem ser usados para tratar anomalias ortodônticas graves, tanto em adolescentes quanto em adultos. O aparelho é muito adequado quando a higiene oral do paciente não é a ideal ou quando, por razões médicas, um aparelho fixo não é recomendado para um paciente (por exemplo, devido à várias doenças crônicas sistêmicas que afetam o trato digestivo) ou quando um paciente é frequentemente ausente devido a negócios, esportes ou outras responsabilidades.

Benefícios do Aparelho Ortodôntico Transparente

  • Por serem removíveis, favorecem o hábito de uma alimentação saudável, e também, a higienização bucal;
  • Não apresentam efeitos como: Irritação da Mucosa da Cavidade Oral ou da Língua e Sensação de dor;
  • Por serem invisíveis, não afetam a estética facial do paciente;
  • São fáceis de serem substituídos, favorecendo um número menor de visitas ao consultório.

Aparelho Ortodôntico de Safira

     Independentemente da idade, as pessoas com má posicionamento dental (crianças, adolescentes ou adultos) são igualmente relutantes em realizar o tratamento ortodôntico e preocupam-se com sua aparência estética e a reação negativa que esperam das pessoas.

     Os aparelhos ortodônticos de Safira são uma das opções disponíveis aos pacientes que se preocupam com sua aparência estética durante o uso do aparelho ortodôntico, pois atendem às necessidades dos pacientes em termos de eficácia do tratamento e principalmente estética.

Benefícios do Aparelho Ortodôntico de Safira

  • São totalmente transparentes;
  • Não mudam de cor com o tempo (durante o tratamento);
  • Devido à sua transparência, são discretos, independentemente da cor dos dentes onde são aplicados;
  • São quase invisíveis;
  • Têm uma superfície ultra-lisa;
  • Com suas bordas arredondadas, são perfeitos para o conforto do paciente.

Aparelho Ortodôntico Móvel

     Os aparelhos móveis são destinados aos pacientes mais jovens que ainda estão crescendo e se desenvolvendo. São feitos para apenas uma das mandíbulas (painéis ativos) ou para ambas as mandíbulas (ativador, bionador). Os pacientes colocam e retiram sozinhos da boca. Deve-se ressaltar que ao usar o aparelho ortodôntico removível, a cooperação e o desejo da criança de usar o aparelho são de extrema importância para o sucesso da terapia. O aparelho é usado no mínimo 14 horas por dia. Possui um parafuso que é girado em consulta com um ortodontista a cada 7 a 10 dias. Os aparelhos móveis não podem corrigir de forma adequada e completa os dentes fortemente girados ou inclinados, nem os dentes que cresceram no lugar errado. Para tais casos, os aparelhos ortodônticos fixos devem ser usados.

     O tratamento com aparelhos ortodônticos móveis é principalmente a primeira fase do tratamento, que se inicia em uma idade precoce e na qual a posição dos maxilares é corrigida. Em seguida, deve-se colocar um aparelho fixo, que corrige a posição dos dentes e finaliza o tratamento. Se o problema não for resolvido em uma idade jovem, torna-se mais difícil com o tempo.

      Na primeira visita ao dentista, é necessário fazer uma radiografia panorâmica 2D de todos os dentes, depois um cefalograma lateral e, em seguida, o dentista tira as impressões dentais. O procedimento é curto, extremamente simples e indolor. Com base nesses 3 parâmetros, o especialista em ortodontia fará a análise e, em apenas alguns dias, o aparelho ortodôntico adequado será feito.

Benefícios do Aparelho Ortodôntico Móvel

  • Você pode tirá-los para limpar;
  • Quando você precisa de um movimento de inclinação, é mais confortável do que os aparelhos ortodônticos fixos;
  • Em caso de dor ou situação insuportável, você pode removê-los temporariamente;
  • Em caso de ocasião socialmente sensível, você pode tirá-los;
  • Eles são menos visíveis;
  • São fáceis de usar e podem ser realizados por um clínico geral com treinamento adequado;
  • Eles são fabricados em laboratório, então seu tempo de consulta seria mais curto;
  • Eles não são caros.

 

A importância de higienizar os aparelhos odontológicos

     Você precisa escovar cuidadosamente seus aparelhos dentários permanentes, da mesma forma que escova seus dentes naturais. O dentista recomendará técnicas específicas de escovação, mas obter todas as superfícies do dente e escovar por pelo menos dois minutos é recomendado.

     Limpar aparelhos removíveis é um pouco diferente. Para alguns, você pode escová-los com pasta de dente e enxágüe-os antes de colocá-los de volta. Outros você pode limpar em solução de limpeza de dentadura e armazenar em uma caixa segura quando você não está usando-os. Seu dentista ou ortodontista vai passar todos os detalhes da limpeza. Certifique-se sempre de limpar bem seus aparelhos, pois as bactérias podem crescer sobre eles, colocando sua saúde bucal em risco.

     Aparelhos odontológicos ajudam a corrigir problemas bucais que muitas pessoas enfrentam. Se você está se perguntando sobre qual o tipo de aparelho dentário é ideal para o seu tratamento, fale com um de nossos especialistas. O plano de tratamento e o aparelho certo pode melhorar significativamente sua qualidade de vida.

Quero Mais informações..