Overclin Odontologia

Odontologia que te faz sorrir!

Quem Somos

O que é Periodontia

     Periodonttia “Perio-” significa “ao redor” e “dontia” significa “estudo do dente” é a especialidade da odontologia que estuda as estruturas de suporte dos dentes , bem como as doenças e condições que os afetam . Os tecidos de suporte são conhecidos como periodonto, que inclui a gengiva (gengiva), osso alveolar, e ligamento periodontal.

     A Periodontia é uma especialidade oral com foco em doenças inflamatórias que afetam a gengiva e as estruturas bucais de suporte dos dentes.

Quem é o periodontista?

     Normalmente você está acostumado(a) a visitar periodicamente o médico e o dentista. De repente, você é informado(a) que precisa se consultar com um Periodontista. Aí vem a dúvida, o que é e o que faz um Periodontista?

     O Periodontista é um dentista especializado em cuidar das gengivas e outros tecidos da boca. A periodontia é uma disciplina da odontologia que estuda as estruturas em torno dos dentes, como: osso periodontal e gengiva, suas funções, características, fisiologia e patologia (doença).

Entre os serviços especializados que os periodontistas oferecem incluem:

  • Cirurgia de retalho / cirurgia de redução de bolsa : as gengivas são levantadas para trás para remover o tártaro e as superfícies irregulares são alisadas para impedir o crescimento de bactérias. Suas gengivas são então recolocadas confortavelmente ao redor dos dentes para ajudar a eliminar as áreas onde as bactérias podem se esconder.
  • Enxertos de tecido mole : o tecido enxertado, normalmente retirado do céu da boca, é suturado em áreas gengivais finas ou recuadas para reforçá-las.
  • Regeneração de tecido guiada : quando o osso que sustenta os dentes (alveolar) é destruído, um pequeno pedaço de tecido em forma de rede é colocado entre ele e o tecido gengival, para evitar que o tecido gengival cresça na área onde o osso deveria estar. Feito em conjunto com a cirurgia de retalho, permite que o osso e o tecido conjuntivo cresçam de modo a apoiar melhor os dentes.
  • Enxertos ósseos : fragmentos do seu próprio osso, osso sintético ou osso doado são instalados para substituir o osso que foi destruído por doença gengival. Esses enxertos servem como base para o crescimento do seu próprio osso, que irá restaurar a estabilidade dos seus dentes.
  • Cirurgia óssea : crateras rasas no osso devido à perda óssea são suavizadas após a cirurgia de retalho, para eliminar áreas onde as bactérias podem continuar a se acumular.

     Embora todos os dentistas possam tratar a doença periodontal, a maioria encaminha para o periodontista, pois, o mesmo é mais qualificado para este tipo de tratamento, oferecendo um cuidado e uma atenção mais especializada!

Quando devo procurar um periodontista?

     Na maioria dos casos, um cirurgião dentista é capaz de tratar com eficiência doenças gengivais e outros problemas orais em fase inicial. Se o problema persistir, ou, aumentar de forma significativa, é a hora de você procurar um especialista em Periodontia.

Confira 5 sinais que podem indicar se você está precisando passar com o Periodontista

1. Você notou uma mudança em sua mordida.

     Se sentir os dentes diferentes ao mastigar, falar ou escovar, você deve consultar um periodontista. Diferentes padrões de mordida podem apontar para problemas específicos que podem causar problemas de longo prazo sem tratamento adequado. Um periodontista pode determinar as razões para essas mudanças e sugerir opções de tratamento adequadas que podem ajudar a resolver o problema.

2. Você tem gengivas vermelhas, inchadas ou sangrando.

     Este é um dos sinais mais óbvios de que você deve consultar um periodontista. Observe atentamente para ver se suas gengivas sangram quando você passa fio dental ou escova. Em caso afirmativo, busque a opinião de um periodontista qualificado, para que você possa resolver problemas relativamente menores antes que evoluam para problemas caros e dolorosos.

3. Seus dentes parecem soltos.

     Dentes soltos podem ser um sinal de enfraquecimento ósseo e infecções graves, como a periodontite . Se você notou que seus dentes começaram a ficar um pouco soltos, você definitivamente deve visitar um periodontista. Mesmo que você pense que é apenas sua imaginação, é uma boa idéia agendar um exame, pois isso pode ser um sinal precoce de doença gengival grave e lesão óssea subjacente.

4. Suas gengivas estão recuando.

     Embora nossas gengivas diminuam naturalmente com a idade, isso não deve ser muito perceptível. Se você acha que seus dentes parecem mais longos quando se olha no espelho, isso pode ser um sinal de recessão gengival avançada resultante da doença periodontal. Marque uma consulta com um periodontista local para saber com certeza.

5. Você sente dor e desconforto.

     A dor oral geralmente pode ser atribuída a um dente específico. Se você notar desconforto dentro, ao redor ou embaixo das gengivas, no entanto, isso pode ser um sinal de um problema sério. Agende um exame completo com seu dentista para descobrir a raiz do problema, para que você possa tratá-lo a tempo. Seu dentista geral pode recomendar as melhores próximas etapas e se você deve ou não visitar um periodontista.

O que é raspagem periodontal?

     Raspar é um processo que literalmente envolve raspar qualquer placa e tártaro que é desenvolvido em qualquer lugar ao redor do seu dente. São áreas onde as bactérias coletam e se multiplicam, resultando em doença da gengiva. Uma vez que a raspagem esteja completa, vamos suavizar as raízes de seus dentes para que sua gengiva possa se prender aos dentes mais uma vez.

     O primeiro passo para um sorriso bonito e saudável é marcar uma consulta. Entre em contato com a nossa clínica por telefone ou preencha o formulário abaixo. Nossa coordenadora de agendamento entrará em contato com você para confirmar sua consulta. Se você já for nosso(a) paciente, faça o seu agendamento pelo telefone (11) 98740-0010.

Quero Mais informações..