Quais os tipos de prótese dentária?
Prótese dentária fixa
As próteses dentárias fixas são as coroas e as pontes. As coroas são capas de cerâmica ou metálicas utilizadas para substituir a capa original de um dente quando ainda resta uma parte dele. Já as pontes são coroas que se apóiam em outros dentes, quando não resta sequer um pedaço original do dente a ser substituído.
Prótese dentária removível
Podem ser confeccionadas de várias formas e por serem removíveis, têm a vantagem de poderem ser retiradas para higienização. Devido aos benefícios para a higiene bucal que este tipo de prótese proporciona, devido a possibilidade de o próprio usuário poder removê-la para limpeza, na maioria dos casos é considerada a primeira escolha em reabilitações de pacientes que sofreram extrações.
Dentre todas as próteses
removíveis, existe um tipo que pela sua massificação deve ser referida. Se trata da dentadura. Esta se subdivide por sua vez em prótese total ou parcial, isto é, se a dentadura suprir a ausência de todos os dentes do paciente se considera que é uma prótese total. Se por outro lado for apenas para suprir a ausência de apenas alguns dentes, esta prótese é denominada de parcial.
Prótese sobre implantes
As próteses sobre implantes dentários são utilizadas para repor um, alguns ou até mesmo todos os dentes perdidos. Podem ser fixas ou removíveis. As fixas são parafusadas e/ou cimentadas sobre os implantes, enquanto as móveis possuem um sistema de encaixe tipo barra ou o´ring para fixação.
Existem também as próteses “protocolo” que são encaixadas geralmente sob 4 a 6 implantes por arcada e nessa prótese estão todos os dentes da mandíbula ou maxila.
Resultado mais rápido 99%
Agendar uma avaliação