Overclin Odontologia

Odontologia que te faz sorrir!

Quem Somos

Prótese dentária

     Procura dentista em Santo André para realizar um procedimento de Prótese dentária? Aqui na Overclin, você terá as melhores opções em próteses dentárias, com profissionais especializados que irão lhe ajudar a conquistar o sorriso tão desejado.

     São inúmeros os motivos que levam uma pessoa a perder um ou mais dentes. Independente do motivo, é sempre recomendado substituir os dentes perdidos assim que o alvéolo estiver cicatrizado. 

     A substituição dos dentes dependerá de uma profunda avaliação do seu dentista, pois desta forma, ele fará a melhor indicação para cada caso.

O que são próteses dentárias?

     A prótese dentária (ou prótese dental) é a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. O termo “prótese dentária” também é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.

Qual a função da prótese dentária?

     O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Através de uma prótese dentária, podemos repor um ou mais dentes, reabilitando o paciente estética e funcionalmente.

Quais os tipos de prótese dentária?

Prótese dentária fixa

     As próteses dentárias fixas são as coroas e as pontes. As coroas são capas de cerâmica ou metálicas utilizadas para substituir a capa original de um dente quando ainda resta uma parte dele. Já as pontes são coroas que se apóiam em outros dentes, quando não resta sequer um pedaço original do dente a ser substituído.

Prótese dentária removível

     Podem ser confeccionadas de várias formas e por serem removíveis, têm a vantagem de poderem ser retiradas para higienização. Devido aos benefícios para a higiene bucal que este tipo de prótese proporciona, devido a possibilidade de o próprio usuário poder removê-la para limpeza, na maioria dos casos é considerada a primeira escolha em reabilitações de pacientes que sofreram extrações.

     Dentre todas as próteses removíveis, existe um tipo que pela sua massificação deve ser referida. Se trata da dentadura. Esta se subdivide por sua vez em prótese total ou parcial, isto é, se a dentadura suprir a ausência de todos os dentes do paciente se considera que é uma prótese total. Se por outro lado for apenas para suprir a ausência de apenas alguns dentes, esta prótese é denominada de parcial.

Prótese sobre implantes

     As próteses sobre implantes dentários são utilizadas para repor um, alguns ou até mesmo todos os dentes perdidos. Podem ser fixas ou removíveis. As fixas são parafusadas e/ou cimentadas sobre os implantes, enquanto as móveis possuem um sistema de encaixe tipo barra ou o´ring para fixação.

     Existem também as próteses “protocolo” que são encaixadas geralmente sob 4 a 6 implantes por arcada e nessa prótese estão todos os dentes da mandíbula ou maxila.

Dúvidas frequentes sobre prótese dentária

POR QUE PERDEMOS NOSSOS DENTES?

Podem haver várias causas:

  • Cárie dentária progressiva
  • Acidente (fratura após impacto)
  • Inflamação do tecido de suporte do dente (periodontite)
  • Ausência do germe do dente (agenesia)
  • Doença sistêmica
  • Remédios, tratamentos

Por que é necessário substituir os dentes que estão faltando?

A ausência de dentes leva às seguintes consequências:

  •  Perda óssea (osso não estimulado tem tendência a diminuir)
  • Possíveis complicações e deslocamento ao nível dos dentes saudáveis ​​restantes
  • Diminuição da função de mastigação
  • Problemas digestivos
  • Dano estético e mudança nas expressões faciais
  • Dificuldades de fala

Você ficou com alguma dúvida sobre Próteses Dentárias?
     Então, marque sua avaliação e venha conversar com a gente.
     Estamos localizados numa região privilegiada no centro de Santo André, e além de horários flexíveis, possuímos estacionamento no local!

Quero Mais informações..